segunda-feira, 11 de junho de 2012

AVALIAÇÃO PSICOMOTORA

Após a leitura e estudo do material que compõe o Manual de Avaliação Psicomotora, que faz parte dos textos complementares da disciplina, quais comentários você considera importante fazer para socializar os conhecimentos e reflexões construídos com o noso estudo?

12 comentários:

  1. Dentre as várias avaliações citadas no manual, estas me chamaram maior atenção:A avaliação psicomotora proposta por Oliveira (2003) consiste na
    aplicação de vários testes com o objetivo de verificar o nível de
    desenvolvimento psicomotor, incluindo as habilidades de coordenação
    geral, coordenação viso-motora, lateralidade, orientação espacial,
    orientação temporal e noções de esquema corporal. A classificação geral da
    prova estabelece o perfil do desenvolvimento motor, tendo como base o
    desenvolvimento do esquema corporal proposto por Lê Boulch (1992). A
    Avaliação de Dificuldades de Aprendizagem – ADAPE (SISTO, 2002)
    consiste no ditado de um texto denominado “Uma tarde no campo”,
    composto por 114 palavras. O resultado do teste é transposto para uma
    escala da avaliação da dificuldade de aprendizagem na escrita. A escala
    permite a classificação dos sujeitos em: sem indícios de dificuldades de
    aprendizagem - DA, dificuldade de aprendizagem leve – DA leve,
    dificuldade de aprendizagem moderada – DA moderada, e dificuldade de
    aprendizagem acentuada – DA acentuada.
    Marilá Puget

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a Mariléa e complemento ainda que o manual de avaliação motora é de grande utilidade para a comunidade cientifica não so porque serve para observar os estágios evolutivos de um individuo concreto e seu desenvolvimento motor, como tambem permite ver os outros aspectos do desenvolvimento humano. As formas de avaliar o desenvolvimento motor de uma criança podem ser diversas, no entanto nenhuma é perfita nem engloba holisticamente todos os aspectos de desenvolvimento.
      Alyne Delane Fritas Nunes

      Excluir
    2. Ola eu não consigo encontrar esse manual como faço para ter acesso a essas avaliações.
      Obrigadado e aguardo a resposta
      Priscilla meu email é p.maia.oliveira@bol.com.br

      Excluir
  2. onilda viana o. nunes13 de junho de 2012 13:51

    Além dos vários testes e escalas psicométricas e do comportamento adaptativo para diagnosticar as necessidades especiais, a avaliação psicomotora pode ser usada como parâmetro para observar as condições psicomotoras dos indivíduos avaliados, haja visto que quando há um desenvolvimento cognitivo inadequado, provavelmente há um atraso no desenvolvimento motor. Estes instrumentos são utilizados tanto para detectar possíveis déficits psicomotores, quanto auxiliam na elaboração de um planejamento para a estimulação
    psicomotora quando tais déficits são apontados. Com isso o educador terá subsídios necessários para conhecer melhor o seu aluno, sabendo de sua necessidade e potencialidades psicomotoras.

    ResponderExcluir
  3. Estudos sobre a motricidade infantil, em geral, são realizados com objetivo de conhecer melhor as crianças e de poder estabelecer instrumentos de confiança para avaliar, analisar e estudar o desenvolvimento de alunos em diferentes etapas evolutivas (Rosa Neto, 2002). As formas de avaliar o desenvolvimento motor de uma criança podem ser diversas, no entanto, nenhuma é perfeita nem engloba holisticamente todos os aspectos do desenvolvimento. Nesta perspectiva, Rosa Neto (2002) propõe uma Escala de Desenvolvimento Motor composta por uma bateria de testes para avaliar o desenvolvimento motor de crianças dos 2 aos 11 anos de idade.
    Mônica-PSICOPEDAGOGIA C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei interessante essa colocação da Mônica em relação a Escala de Desenvolvimento motor, apresentada por Rosa Neto, através desse manual pode-se perceber a impotância deste para se trabalhar o desenvolvimento motor das crianças, tendo em vista o grande número de profissionais de áres diversas que realizam trabalhos envolvendo a morticidade e a psicomotricidade em diferentes contextos e diferentes faixas etárias.
      Desde o nascimento estamos observando as mudanças maturativas das crianças que sempre nos surpreende com um fato novo.
      percebe -se que as possibilidades motoras das crianças evoluem amplamente de acordo com sua idade e são muito variadas e complexas,daí a importância de se definir a idade para a realização dos testes...

      Lheia Pinheiro.

      Excluir
  4. Os estudos sobre a psicomotricidade infantil, em geral, são realizados com o objetivo de conhecer melhor as crianças e determinar instrumentos confiáveis para avaliar, analisar e estudar o desenvolvimento das mesmas em diferentes etapas evolutivas.
    As formas de avaliar o desenvolvimento motor de uma criança podem ser diversas. No entanto, nenhuma engloba todos os aspectos do desenvolvimento infantil. Nesse sentido, pode-se utilizar de atividades individuais ou em grupos com o objetivo de medir uma determinada característica motora.
    A avaliação psicomotora deve constar de um conjunto de testes ou de provas para um diagnóstico preciso e correto, pois os resultados dessa bateria motora permitirão determinar no indivíduo, atrasos ou avanços no seu desenvolvimento.
    Acreditamos que a avaliação psicomotora é de fundamental importância para o psicopedagogo e professores, dentre outros profissionais, para a obtenção de dados relevante relacionados ao indivíduo que procura seus serviços.
    É através da avaliação psicomotora que esses profissionais terão acesso ao histórico familiar, características do ambiente familiar, dados pessoais, dados do desenvolvimento motor, do comportamento e de todos os aspectos motores das áreas psicomotoras, suas dificuldades ou não. Essa investigação do processo evolutivo da criança e a identificação de problemas relacionados ao seu desenvolvimento psicomotor possibilitam a intervenção precoce em atrasos evolutivos e a implementação de programas de estimulação para as crianças com distúrbios em seu desenvolvimento e, com isso, reduzir os efeitos negativos que comprometerão todo o processo de aprendizagem.
    Par isso o psicopedagogo deve estar preparado e munido de instrumentos avaliativos que possibilitem receber essa criança que, muitas vezes, é encaminhada pela escola para seja comprovado ou não a queixa da escola e realizado os procedimentos necessários.
    Diante disso, afirmamos que é através da avaliação que o profissional poderá observar o começo de um tratamento, de onde começará e prever muitas vezes qual será a sua continuidade. SOCORRO LEAL.

    ResponderExcluir
  5. O estudo da psicomotricidade é muito importante para o desenvolvimento global do individuo. O uso da psicomotricidade para avaliação dos sujeitos é relevante, pois,detectará transtorno motor,psicomotor,linguagem e outras dificuldades que podem ser observadas através dos testes psicomotores. para Oliveira (2003) consiste na aplicação de vários testes com o objetivo de verificar o nível de desenvolvimento psicomotor, incluindo as habilidades de coordenação geral, coordenação viso-motora, lateralidade, orientação espacial,orientação temporal e noções de esquema corporal. A referida avaliação é essencial para os profissionais da educação e principalmente para os psicopedagogos utilizarem como um dos processos investigativos do estado no qual a criança se encontra, como também do processo evolutivo através dos estímulos realizados , para reduzir as dificuldades existentes.
    Francisca Naiana da Silva Rodrigues

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de ter acesso ao Manual de avaliação psicomotora também, como faço? Podem me enviar por email? cinira.leopoldina@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite! Gostaria de ter acesso ao Manual de Avaliação Psicomotora, como faço? meu email: claudiacqs@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde.
    Gostaria de ter acesso a esse material também.
    Meu e-mail é kauefgarcia@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  9. gostaria de ter acesso ao manual. meu email é gitannasobreira@hotmail.com

    ResponderExcluir