quarta-feira, 30 de maio de 2012

O que é Psicomotricidade?

Diante da abordagem histórica que fizemos  sobre a ciência do corpo e do movimento e, considerando as influências exercidas sobre os diferentes cortes epistemológicos, qual conceituação você construiu de Psicomotricidade para utilizarmos na sociedade contemporânea?
Apresente uma conceituração ou comente a postagem que desejar, acrescentando elementos significativos à conceituação.

40 comentários:

  1. A partir do que foi ezposto na aula passada e através da minha prática no contexto escolar, considero que a psicomotricidade é um instrumento riquíssimo que nos auxilia a promover resultados satisfatórios em situações de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, pois a mesma está intimamente ligada aos aspectos afetivos como a motricidade, com o simbólico e o cognitivo.A psicomotricidade precisa ser vista com bons olhos pelo profissional da educação, pois ela vem auxiliar o desenvolvimento motor e intelectual do aluno, sendo que o corpo e a mente são elementos integrados da sua formação.

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    1. Ok, Patrícia, seu comentário é muito pertinente e serve para refletirmos o papel do psicopedagogo institucional nessa função de promover o reconhecimento da importância da psicomotricidade na formação do educando por todos os educadores: gestores, professores das diversas áreas de conhecimento, educadores físicos, recreadores, e trabalhadores em educação no geral. Parabéns!

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    2. No comentário que a Patrícia fez: Nos apresenta a Psicomotricidade como o pêndulo da estruturação Mente e Corpo, elementos necessesários para a integração no processo de formação e desenvolvimento intelectual e motor do indivíduo.A Psicomotricidade é uma ciência-encruzilhada, um conjunto de técnicas em que se cruzam e se encontram múltiplos pontos de vista e que utiliza os conhecimentos de várias ciências como a biologia, psicologia, psicanálise, sociologia e a lingüística. (Levy, 2000)
      A psicomotricidade une o movimento e o psiquismo, pois o movimento é a primeira forma do pensamento, condicionando o aparecimento do pensamento abstrato. Faz essa relação indissolúvel, na qual todo o movimento é dependente do psiquismo que o produz, ao mesmo tempo em que o psiquismo é inseparável dos movimentos que o faz desenvolver. Isso é provado pela evolução das espécies e a evolução de cada indivíduo desde seu nascimento. (Lapierre, 1982)

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    3. psicomotricidade é uma contribuição de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. É de suma importância salientar que o movimento é a primeira manifestação na vida de um ser humano, pois deste a vida intra-uterina realizamos movimentos com
      o nosso corpo, no qual vão se estruturando e exercendo enormes influencias no comportamento.
      Maria da Cruz

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  2. Segundo Assunção & Coelho (1997, p.108) a psicomotricidade é a “educação do movimento com atuação sobre o intelecto, numa relação entre pensamento e ação, englobando funções neurofisiológicas e psíquicas”. Além disso, possui uma dupla finalidade: “assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a se expandir e equilibrar-se, através do intercâmbio com o ambiente humano”.´
    Baseado nesse conceito, pra mim a psicomotricidade seria uma prática preventiva ou de intervenção para que se possa conseguir resultados satisfatórios em situações de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. Levando para a nossa sala de aula, lembrei do seminário ministrado pelo grupo da Sicília, onde ela disse que a mãe seria a primeira pessoa a demonstrar o "não" para um bebê no momento
    da suspensão da mamada na hora certa. Com isso a criança desenvolveria outros movimentos e formas de equilíbrio importante para o seu crescimento físico e cognitivo. Então, defendo que a psicomotrocidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.
    Att, Joseane Lima.

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  3. A Psicomotricidade é um campo de pesquisa que tem como objeto de estudo o CORPO e suas manifestações, nas perspectivas motoras,emocionais e cognitivas.
    Seu Principal objetivo é prevenir falhas no funcionamento e funcionalidade do corpo humano, evitando alterações em seu desenvolvimento.
    Em adultos e crianças que apresentam sintomas de transtornos psicomotores, a Psicomotricidade é uma importante ferramenta de trabalho pedagógico e médico para reabilitação do desenvolvimento afetado.
    Na sala de aula a Psicomotricidade é importante na prevenção destes transtornos, contribuindo assim para o desenvolvimento infantil em todas as suas dimensões.
    Por: Jossandra Barbosa.

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  4. Concordo com a Jossandra, onde ela afirma que a Psicomotricidade é um campo de pesquisa o estudo do corpo e suas manifestações. A Psicomotricidade faz com que aconteça a interação de diversas funções motoras conjuntamente com a relação ao mundo interno e externo que o indivíduo pertence. Fazendo com que desenvolva o processo de maturação do sujeito, do seu corpo, onde o mesmo ocorre aquisições afetivas, cognitivas e biológicas através de atividades psicomotoras. A Psicomotricidade facilita o trabalho realizado por profissionais que se deparam com as diversas dificuldades e transtornos, ajudando-os a desenvolver um trabalho de forma holística ao indivíduo, prevenindo ou reabilitando o mesmo de acordo com sua necessidade.
    Por: Adelia Amorim.

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  5. Definição:
    Psicomotricidade é um termo utilizado para uma concepção de movimento sistematizado interligado em função das experiências construídas e vividas pelos seres humanos, desta forma poderíamos afirmar que Psicomotricidade é uma área que dá ênfase ao movimento do corpo humano. Através da Psicomotricidade o ser humano pode ser tratado por um profissional denominado de Psicomotricista.Esse profissional da área de saúde e educação pode prevenir possíveis transtornos que um ser humano possa vir a adquirir. O Psicomotricista pode atuar nas áreas da Educação, nas Clínicas, em Consultorias e Pesquisa. E ainda pode atender a Crianças em fase de desenvolvimento, bebês considerados de riscos, crianças com dificuldades, ou seja, atraso no desenvolvimento global também pode assistir às pessoas que são portadoras de necessidades especiais como as deficiências sensoriais, motoras e etc. e ainda a idosos. Portanto sigo a mesma linha de pensamento de algumas colegas como, por exemplo, a Josandra que define Psicomotricidade como uma ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. E ainda poderia acrescentar que a Psicomotricidade está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Deixo aqui registrado as minhas desculpas por algumas falhas escritas com relação ao termo Psicomotricidade.
    Postado por Maria Aurineide Silva aluna de especialização em Psicopedagogia C da FAP. Boa noite querida professora Amélia !!!!

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  6. Vitor da Fonseca (1988) comenta que a "PSICOMOTRICIDADE" é atualmente concebida como a integração superior da motricidade, produto de uma relação inteligível entre a criança e o meio. Desta forma, Psicomotricidade é o relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o corpo, a mente, o espírito, a natureza e a sociedade. Sendo associada diretamente à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.
    Lucianne Ferreira de Castro

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  7. Ana Claudia Pereira Silva7 de junho de 2012 às 08:54

    O termo pisicomotricidade remete a relação existente entre a mente (psico) e o corpo (motor). De modo que interação entre ambos proporciona a maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. enquanto ciencia a psicomotricidade leva em consideração as relções do homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Na educação a psicomotricidade irá contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físicos, mental, afetivo-emocional e sócio-cultural, buscando estar sempre condizente com a realidade dos educandos.

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  8. Onilda Viana O. Nunes8 de junho de 2012 às 16:07

    É a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo e de suas possibilidades de perceber,atuar e agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Tem como objetivo desenvolver a motricidade relacionando a mente e a afetividade facilitando a estruturação do seu esquema corpóreo. Através de atividades como brincadeiras e jogos, percebe-se que a psicomotricidade é cada vez mais necessária no cotidiano escolar das crianças,pois além de ter um caráter lúdico, e proporcionar entretenimento,atividade psicomotora faz com que a criança tenha o intermédio entre a brincadeira e a realidade.

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  9. Solange Costa
    Concordo com as definições postas pelas amigas,mas baseada na fundamentação de alguns teóricos,percebe-se que a definição de Psicomotricidade ainda está em formação,pois,a medida que avança e é aplicada,vai-se estendendo a distintos e variados campos.
    A Psicomotricidade é uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem,favorecendo os aspectos físicos,mental,afetivo-emocional e sócio-cultural,buscando estar sempre condizente com a realidade dos educandos.
    Segundo Wallon,1995,"O que está em questão é enxergar a pessoa como um todo,sem fragmentá-la,vislumbrando todas as possibilidades:motoras, afetivas e cognitivas e a relação intrínseca entre essas dimenções que a compõem.
    Portanto,implicações que o movimento e a emoção tem no processo de desenvolvimento e aprendizagem não podem ser descartadas,mas, ao contrário,devemos cogitá-las na prática pedagógicas".
    ou seja, analizando esta frase percebe-se a contribuição da psicomotricidade para as práticas de inclusão.

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  10. Quando uma criança demonstra através de seu corpo que está alegre, feliz, demonstra querer ou buscar alguma coisa... Quando uma criança percorre a escola para chegar ao refeitório, tendo toda a noção do espaço que irá fazer... Quando na Educação Física ela dribla os adversários para fazer o gol, calculando a distância, a força e então chuta a bola... Quando uma criança na frente de um papel, e com lápis coloridos desenha seu corpo e todo um espaço a sua volta... Em todas essas situações e em qualquer outras que envolvam movimentos, pode-se falar em psicomotricidade
    Marilea Puget

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  11. Leidiane de Carvalho Pereira10 de junho de 2012 às 11:59

    A Psicomotricidade contribui para a formação e estruturação do esquema corporal tendo como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança, estando relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas, sendo sustentadas por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Por isso, a importância em utilizar na sala de aula os jogos e as brincadeiras no programa escolar desde a Educação Infantil, buscando estar sempre condizente com a realidade dos educandos. Por Leidiane de Carvalho Pereira

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  12. lourilene de macedo cruz10 de junho de 2012 às 16:03

    Concordo com a Leidiane, realmente a Psicomotricidade está relacionada ao processo de crescimento, e utiliza o movimento,o intelecto e o afeto. Ou seja, atraves dos movimentos que a criança faz nos jogos, brincadeiras... ela desenvolve o intelecto,a afetividade e a cogniçao. Por Lourilene de Macedo Cruz

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  13. Para definir Psicomotricidade, deve-se pensar no desenvolvimento integral da criança em seu processo de ensino e aprendizagem. Diante desse pensamento a conceituação dar-se-á a partir do objeto de estudo desta área enquanto ciência ( ) “ o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo”. É, portanto, uma área pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento do indivíduo tornando-o um ser de comunicação, de criação e de pensamento operatório e está associada a afetividade e a personalidade, porque o indivíduo utiliza o seu corpo para demonstrar o que sente. Esse movimento é organizado e integrado em função das experiências vividas pelo indivíduo cuja ação é resultado de sua individualidade, do seu pensamento, da sua linguagem e socialização. Conforme define um dos estudiosos dessa ciência, Dr. Ajuriaguerra: “A Psicomotricidade é a realização do pensamento através do ato motor preciso, econômico e harmonioso”.
    Vale ressaltar a importância de ser permitido à criança um espaço de vivência, na escola, de atividades que desenvolvam este aspecto que é tão importante e necessário na aprendizagem desse ser em processo de formação.

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    1. Parabéns Socorro, pela participação! e você referendou um autor que explica claramente a relação holística e complexa da psicomotricidade com o ser humano, conectando pensamento-intenção e ação, numa perspectiva de desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo. Continue colaborando e discutindo as participações dos colegas para se garantir o diálogo e a verdadeira interação entre vocês. Isso promoverá um aprendizado maior e melhor. Att,

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    2. Penso que a psicomotricidade, é o estudo do processamento e construção da motricidade pelo viés cognitivo. A exploração do espaço e como construímos esta exploração utilizando como fio condutor o corpo. O corpo como essência do movimento e de como controlo este corpo neste espaço propriocepção. Trabalho essencial para o desenvolvimento da aprendizagem, o qual infelizmente a escola regular, de forma geral está deixando de lado!!!!

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  14. Elisangela Barbosa Reis11 de junho de 2012 às 13:59

    A psicomotricidade é a capacidade psíquica de realizar movimentos,procurando promover através de atividades lúdicas e expressivas, jogos, músicas, danças e brincadeiras como recurso pedagógico e que seja um processo de ensino aprendizagem significativo.

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  15. A Psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade. A Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.
    A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.

    Alyne Soares

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  16. O movimento integrado e organizado, em relação à experiência de vida e a ação do sujeito, está conceituado como Psicomotricidade. É a manifestação do que é invisível para o visível. E essa harmonia entre o pensamento e o movimento deve ser manifestada em conhecimentos e aprendizagem. Isto ocorre de forma proporcional à idade do educando. E com base nessa perspectiva, é que o educador dever respeitar esse tempo, sem antecipação, por isso que a psicomotricidade trás como ponto de partida o desenvolvimento psicológico da criança, respeitando seu desenvolvimento maturacional. Dessa forma, essa prática torna-se fundamental para a aprendizagem escolar e evita problemas, que são muito comuns na alfabetização.

    Juliana Gomes

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  17. Para compreender psicomotricidade devemos levar em consideração os âmbitos cognitivo, emocional e motor do indivíduo.No que se refere ao cognitivo são os conhecimentos adquiridos com a vivência e a construção de resoluções para alguns problemas, o motor está na reprodução de ações, como o simples ato de engatinhar, que a criança vai especializando até o momento em que consegue caminhar e no ambito emocional está em a criança ter a consciência de que tem um corpo e de que esse está inserido em um espaço.Atualmente, para desenvolvermos a psicomotericidade das crianças cabe - nos a práticas de atividaes que possam levar as crianças ao autoconhecimento e às atividades corporais.O indivíduo deverá compreender que possue um corpo e que pode controlá -lo e que o mesmo está inserido num espaço com outros corpos.



    SICILIA BORGES ALENCAR PSICOPEDAGOIGIA - PROFESSORA ANA AMÉLIA TURMA "C"

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  18. A partir dos conhecimentos da psicomotricidade podemos presenciar de forma gratificante o desenvolvimento psico e cognitivo que ela inicialmente desenvolve nos seres humanos, sendo uma grande ferramenta no processo educacional nos dias atuais.
    Marcondes Costa

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  19. Historicamente ao longo dos séculos, a significação do corpo sofreu inúmeras transformações. A partir do século XIX o corpo passou a ser estudado por neurologista com o objetivo da compreensão das estruturas cerebrais e posteriormente por psiquiatras para o conhecimento das patologias mentais.
    Proporcionar o trabalho dentro da psicomotricidade que abrange diversos fatores a serem trabalhado é de grande importância, pois alcança a estruturação da personalidade de crianças e jovens, podendo ela melhor expressar seus desejos, desenvolvendo suas necessidades e trabalhando suas dificuldades.
    Conclui-se também que a psicomotricidade quando envolvida com aprendizagem, traz resultados positivos, pois são através das atividades de movimentos que a criança terá a oportunidade de desenvolver cognitivamente, pois com um simples traçado de uma letra no chão, quando a criança passe por cima, ela estará assimilando este movimento, e também com um simples modelar de uma massinha, irá oportunizando a criança a movimentar seus punhos que muita das vezes não se locomovem adequadamente, o que possibilitará a escrita da criança quando entrar na fase de alfabetização.
    Lúcia Mendes

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    1. a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. (S.B.P.1999)
      Portanto , é relevante que os educadores utilizem estratégias diversificadas para envolver os educandos num ambiente de interaçaõ e socialização.

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  20. O texto do Kleiton chamou minha atenção quando ele fala que a Psicomotricidade é o pendulo da estrutura mente e corpo... ressalto que a mesma estuda o homem através de seu movimento nas diversas relações sendo o objeto de estudo o corpo e a sua expressão dinâmica fazendo interação entre articulação/movimento/corpo/relação. Por isso Lima e Barbosa (2007, p.2) focaliza a recreação através de atividades afetivas e psicomotoras porque elas irão constituir um fator de equilíbrio no ser humano, expresso na interação entre o espirito e o corpo, a afetividade e a energia,o individuo e o grupo, promovendo sua totalização como um todo.

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    1. Com certeza, tanto o comentário do Keliton quanto o seu são muito oportunos, principalmente porque apontam para um aspecto que estudamos nos fundamentos históricos da disciplina que justifica o termo e a concepção subjacente de PSICOMOTRICIDADE como o entendimento de que essa área de conhecimento não trata apenas da questão motora, mas da relação entre todos os aspectos emocionais, afetivos, cognitivos e motores. Parabéns a todos. A discussão está exclelente. Continuemos a dialogar com os colegas e com os autores. Att

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  21. A psicomotricidade é o campo trasdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade.Precisa ser vista com bons olhos pelo profissional da educação,pois ela vem auxiliar o desenvolvimento motor e intelectual do aluno,sendo que o corpo e a mente são elementos integrados da sua formação.
    Ezilvane Silva.

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  22. A Psicomotricidade no início era entendida apenas como o corpo nos seus aspectos neurofisiológicos, anatômicos e locomotores, coordenando-se e sincronizando-se no tempo e espaço. Podemos afirmar que na sociedade contemporânea, a Psicomotricidade é o relacionar-se por meio da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente o ser espírito, o ser natureza na sua totalidade. Vários autores apresentaram conceitos relacionados à Psicomotricidade, destacamos Vitor da Fonseca (1988) quando ele afirma que a Psicomotricidade é atualmente concebida como a integração superior da motricidade, produto de uma relação inteligível entre a criança e o meio. Portanto podemos afirmar que a conceituação de Psicomotricidade mais adequada para ser utilizada na sociedade contemporânea seria a Psicomotricidade como sendo uma ciência que estuda o corpo em movimento, mas considerando-a um campo transdisciplinar que estuda e investiga não só o corpo, mas, também as relações que o indivíduo desenvolve com o mundo interno e externo.
    Postado por Maria Aurineide Silva estudante de especialização em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar da FAP Teresina.

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  23. A Psicomotricidade é uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físicos, mental, afetivo-emocional e sócio-cultural, buscando estar sempre condizente com a realidade dos educandos.

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  24. ANA KAROLINA FERNANDES15 de junho de 2012 às 09:51

    A psicomotricidade e uma atividade pedagógica que visa o estudo do homem oferecendo possibilidades ao individuo perceber atuar e agir,com os outros e consigo mesmo,contribui para a aprendizagem das crianças no processo de maturação na aquisição cognitiva e emocional

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  25. A psicomotricidade é uma area do conhecimento que trabalha com as dimensões afetivas cognitivas e orgânicas da crianças atraves de jogos e brincadeiras.A psicomotricidade têm ganhado muito espaço na sociedade atual, principalmente por causa da grande quantidade de crianças com dificuldades de aprendizagem. Por meio dos jogos a das brincadeiras as crianças vão se desenvolvendo socialmente e cognitivamente, portanto a psicomotricidade tem a capacidade de sanar ou de previnir possiveis dificuldades psicomotoras ou emocional que o individuo venha a desenvolver.
    Sandra Batista da Silva

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  26. É uma aprendizagem que propicia mudanças no pensar e no agir. É a vivência de um "processo" cujo objeto de estudo são os indivíduos , sendo os exercícios, os jogos, as brincadeiras, apenas meios de atingi-los,conscientizando-os que o saber está em cada individuo,conscientizando-os que o saber está em cada individuo.
    Mônica - Psicopedagogia C

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  27. É a ciência que tem como objeto de estudo o homem por meio de seu corpo em movimento em relação ao seu mundo interno e externo bem como as suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro.
    Francys Queiroz

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  28. Diante das discussões realizadas em sala de aula e mediante leituras a respeito da psicomotricidade, compreendo esta como uma prática pedagógica que influencia no desenvolvimento físico, psiquico, cognitivo e afetivo. A psicomotricidade favorece diretamento o processo de ensino-aprendizagem por meio de atividades educativas motoras espontâneas bem como atitudes corporais que proporcionam uma imagem do corpo à criança e contribui sistematicamente para a formação da pesrsonalidade.

    Rosinete Carioca Costa

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  29. Diante das discussões realizadas em sala de aula e mediante leituras a respeito da psicomotricidade, compreendo esta como uma prática pedagógica que influencia no desenvolvimento físico, psiquico, cognitivo e afetivo. A psicomotricidade favorece diretamento o processo de ensino-aprendizagem por meio de atividades educativas motoras espontâneas bem como atitudes corporais que proporcionam uma imagem do corpo à criança e contribui sistematicamente para a formação da pesrsonalidade.

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  30. Psicomotricidade é a ciência que têm como objeto de estudo o homem através de seu corpo em movimento em relação ao seu mundo interno e externo.E suas possibilidades de perceber,agir,atuar com o outro,com os objetos e consigo mesmo.Está relacionado com o processo de maturação,onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas,afetivas e orgânicas.Portanto é um movimento com uma conduta relativa a um sujeito.
    Francisca Naiara Da Silva Rodrigues

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  31. O termo pisicomotricidade está sempre associado a mente (psico) e o corpo (motor). Onde ambos se interagem proporcionando a maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. Partindo desta premissa, a psicomotricidade é uma prática pedagógica que visa contribuir no processo de ensino e aprendizagem, viabilizando os aspectos físicos, cognitivo,afetivo e sócio-cultural. Segundo Le Bouche (1969) a psicomotricidade ocorre através das ações educativas e de movimentos espontâneos e proporcionando-lhe uma imagem corporal e contribuindo para o seu auto-conhecimento. E já que o desenvolvimento da criança é do geral para o especifico, a psicomotricidade é essencial ois ela vai desenvolver todos os aspectos necessário para o individuo, como também no processo de ensino e aprendizagem( O desenvolvimento do Esquema Corporal, Lateralidade, Estruturação Espacial, Orientação Temporal e Pré-Escrita são fundamentais na aprendizagem; um problema em um destes elementos irá prejudicar uma boa aprendizagem.
    Francisca Naiana da Silva Rodrigues

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  32. Concordo com minha amiga Onilda quando ela diz que é uma ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno. com atividades como brincadeiras e jogos e percebemos que a psicomotricidade é cada vez mais necessária no seu dia a dia escolar das crianças. Celene Rodrigues de lima

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  33. Olá pessoal da turma C!

    Eu gosto muito da objetividade que a tradutora do livro Dificuldades de Aprendizagem conseguiu ao dizer que a Psicomotricidade tem como objeto de estudo, a construção do corpo e suas manifestações nas dimensões motora, emocional e cognitiva.

    A partir daí, a gente precisa se alongar um pouquinho mais nas leituras!

    - A dimensão motora está submetida à maturação neurológica e possibilita a integração das partes do corpo - o que denominamos de esquema corporal;

    - A dimensão emocional está conectada desde o começo com o organismo e com as respostas primárias deste, frente ao meio. "A presença do outro contribui para formar o mundo motor que lhe serve de matriz";

    - A dimensão cognitiva - compreende o conhecimento prévio necessário (relações espaciais, percepção e sensações corporais, planejamento de uma sequência de movimentos corporais, diferenciar direita, esquerda, em cima, embaixo, etc e outros muitos etcs.) para a realização de movimentos intencionais. Enfim, todas as dimensões convergem numa unidade, conclui o autor, segundo a tradutora.

    Giselli

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