segunda-feira, 11 de junho de 2012

TRANSTORNOS PSICOMOTORES



Sobre os transtornos psicomotores Ajuriaguerra e Bonvalot-Soubiran (s.d.) afirmam:

"O desenvolvimento do ato envolve um funcionamento fisiológico, porém o ato não é somente uma soma de contrações musculares, também é desejo e encontro, dominação ou destruição. a ação não se apresenta como a atividade de um espírito desencarnado, mas sim como uma sucessão de fatos com suas antinomias internas".

Analise as contribuições da Psicomotricidade para a explicação do desenvolvimento psicomotor, as dimensões envolvidas, características do desenvolvimento normal e de transtornos psicomotores ou outro aspecto que você considere importante comentar, considerando as áreas de atuação da sua formação em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar.

ELEMENTOS BÁSICOS DA MOTRICIDADE




A evolução dos estudos da psicomotricidade definiu elementos básicos importantes para a promoção do desenvolvimento psicomotor da criança: coordenação motora ampla e fina, lateralidade, percepção corporal (auditiva, olfativa, gustativa, espacial, temporal), seriação e classificação.
Como voce define a importância dessas áreaas no desenvolvimento infantil e juvenil? Quais as consequências das dificuldades, afasias e dispraxias de cada área?

CASOS PARA ESTUDO COLETIVO


A partir de visita a Clínicas Psicopedagógicas / Psicológicas ou levantamento de estudo de caso em bibliografia especializada, escolha um Caso para estudo e envie para o endereço do blog: anaameliabs@yahoo.com.br. Os Casos selecionados para estudo serão comentado, individualmente,  pelos/as alunos/as e pela Professora da disciplina, nste blog.
Bom trabalho!

ESTUDO DE CASO





Leia a síntese do Estudo de Caso, abaixo.
Caso A:
Elisa tem 5 anos de idade, matriculada e frequente na educação infantil. Foi avaliada e diagnosticada clinicamente como "alto risco neurlógico".
A criança nasceu de parto cesário, gestão normal, peso de 3.000 gramas e apresentou APGAR neurológico (1m: 1, 5min: 2). Mãe com óbito nos últimos dias da gestação. A criança foi adotada e vive em ambiente normal; caminhou aos 18 meses e iniciou a articulação das palavras no início do primeiro ano de vida, por volta dos 13 meses.
Sua vida escolar teve início aos 3 anos e meio, mas apresenta rendimento escolar abaixo do esperado para sua idade. A avaliação motora apresentou resultado "normal médio", com atraso motor de 8 meses em relação à idade cronológica, dificuldades na motricidade global e principalmente na coordenação motora fina, embora apresente uma conduta escolar normal e lateralidade não estruturada.
A partir dos estudos realizados na disciplina, analise o Caso apresentado e comente as estratégias psicopedagógicas que deverão ser adotadas pelo Psicopedagogo Institucional e pelo Psicopedagogo Clínico no estabelecimento de seu plano de trabalho para com essa situação ou caso.

AVALIAÇÃO PSICOMOTORA

Após a leitura e estudo do material que compõe o Manual de Avaliação Psicomotora, que faz parte dos textos complementares da disciplina, quais comentários você considera importante fazer para socializar os conhecimentos e reflexões construídos com o noso estudo?